
A prefeitura confirmou na tarde desta quarta-feira, dia 26, que um casal de idosos morador de Valinhos, assim como a família de Vinhedo, também teve contato com o paciente infectado pelo coronavírus, um senhor de 61 anos, que mora em São Paulo e que esteve na Itália, de onde voltou recentemente. O casal tem 85 e 60 anos de idade, respectivamente, e ficará em isolamento domiciliar por 14 dias. A Secretaria de Saúde está monitorando a situação.
O paciente de São Paulo é o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. O casal de Valinhos é parente do homem e esteve com ele em visita em uma confraternização na tarde do último dia 23, domingo. O casal não manifestou nenhum sintoma da doença.
A Secretaria de Saúde de Valinhos informou que adotou todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e todas as medidas preventivas necessárias em relação ao casal, em conformidade com a Vigilância Epidemiológica do Estado.
ORIENTAÇÃO
A prefeitura destacou que infecções respiratórias, inclusive o coronavírus, podem ser prevenidas com boas práticas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos nariz e boca com as mãos.
O coronavírus apresenta quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante a um resfriado, com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.