ESCOLA LEME DO PRADO ADOTA MEDIDAS PARA APOIAR ALUNOS NA QUARENTENA

ESCOLA LEME DO PRADO ADOTA MEDIDAS PARA APOIAR ALUNOS NA QUARENTENA
Escola Estadual Professor José Leme do Prado completa 54 anos em agosto deste ano

 

A Escola Estadual Professor José Leme do Prado, fundada no ano de 1966 na Vila Santana, completará 54 anos em agosto.

A coordenadora da unidade, Elisangela Barreto, em nome da Equipe Escolar do Leme do Prado, explica algumas das ações adotadas pelo corpo docente para ajudar alunos neste ano, em especial neste momento de suspensão das aulas por causa do covid-19 (novo coronavírus). Confira:

A partir do ano de 2019, a escola passou a fazer parte do Programa de Ensino Integral e tem como compromisso primordial a formação na integralidade dos alunos, com um trabalho embasado em um Currículo pautado em habilidades de ordem acadêmica e a construção de conhecimento mas também de habilidades socioemocionais imprescindíveis para a sociedade na qual estamos inseridos. Para isso, o Programa de Ensino Integral trabalha com o desenvolvimento do jovem protagonista, o nosso aluno que irá desempenhar na sociedade um papel de autonomia, com competência em sua atuação e com valores de solidariedade e empatia, assumindo de forma responsável e consciente a sua função social diante do coletivo e de seu Projeto de Vida (objetivos, metas, sonhos).

A unidade também mantém o funcionamento do período noturno com o Ensino Médio Regular.

O “Leme do Prado”, como carinhosamente é conhecida a escola, zela e honra pela excelência em gestão, pela excelência acadêmica e, portanto, por uma Educação pública de qualidade e com o objetivo de apoiar a aprendizagem dos nossos alunos e,  neste período de quarentena decretado pelo governador João Doria, vem atendendo a todas as orientações e solicitações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e, para isso, desde o dia 18 de março, com a suspensão gradativa das aulas, a Equipe Escolar, diante de um planejamento estratégico e emergencial, visando atender às necessidades dos alunos de forma humanizada, mobilizou-se e saiu à frente com um único objetivo: auxiliar os alunos e mostrar a eles o quanto são importantes, quanto são a espinha dorsal de uma instituição de ensino.

Coordenadora da escola, Elisangela Barreto

Dessa forma, por meio da utilização de ferramentas tecnológicas, os professores elaboraram sequências didáticas com propostas motivadoras e investigativas para despertar o interesse dos alunos em suas realizações, propiciando espaço para o protagonismo juvenil e a autonomia diante do processo de aprendizagem. As atividades foram encaminhadas nos grupos de whatsApp já existentes de cada turma, bem como  professores fizeram atendimentos por meio de vídeo chamadas, promovendo, nesse momento de isolamento social, a interatividade entre docentes e discentes e  despertando a conscientização para um uso responsável das ferramentas tecnológicas. Assim, passamos para um uso da tecnologia a favor da aprendizagem, da construção de conhecimentos, da empatia, do elo de vínculos positivos e de amizade e especialmente da aquisição de novos valores. O uso da tecnologia que propiciou a união, que rompeu muros e fronteiras invisíveis que muitas vezes nós, seres humanos, criamos e impomos em nosso cotidiano.

Parafraseando Charles Chaplin, ‘pensamos demais e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de gentileza e bondade’.

E é assim, que todos nós estamos, juntos, uns com os outros, aprendendo e crescendo dia a dia e nos transformando em pessoas melhores e nos preparando para um novo amanhã que nos espera em breve!

1 comentário em “ESCOLA LEME DO PRADO ADOTA MEDIDAS PARA APOIAR ALUNOS NA QUARENTENA”

  1. Bom dia! Nós profissionais da educação, ao contrário do que muitos pensam, que estamos em casa alheios ao momento, se enganam. A maioria das professoras que conheço e atuam em Valinhis, na rede municipal, está preocupada com seus alunos e tem mantido contato com seus familiares, enviando sugestões de atividades lúdicas e outras possibilidades para que pissam de forma mais tranquila passar pela quarentena. Várias escolas da rede municipal possuem grupos de responsáveis no Facebook e não se cansam de enviar sugestões. Cada profissional, em suas casas, continuam a pensar no bem estar e aprendizado de nossos alunos. Nós também temos filhos em escolas,não somos isentos desse mesmo problema. Continuamos planejando e tentando atuar da melhor forma possível. Monica Valeton, professora da rede municipal de Valinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco! whatsapp
Rolar para cima