A vereadora Simone Bellini (Republicanos), que é servidora pública de carreira como GCM (Guarda Civil Municipal), informou que protocolou no último dia 7, no Gabinete da prefeita Capitã Lucimara (PSD), um pedido de avaliação sobre “a possibilidade de inscrição no município no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares”. O programa foi lançado pelo governo federal junto ao MEC (Ministério da Educação), em parceria com Ministério da Defesa.
“Acreditamos que esse projeto vem a contribuir com a educação brasileira apresentando um novo modelo de ensino para nossos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Esperamos que a nossa prefeita, sensibilizada quanto a essa proposta, estude a possibilidade de adesão do município à implantação desse modelo de formação acadêmica para que possa aprimorar tudo aquilo que já vem sendo desenvolvido no âmbito da Educação do município”, escreveu ela em seu perfil na rede social.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, segundo o governo federal, apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.
De acordo com a proposta, os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
