A Secretaria da Saúde de Valinhos informou em novo Boletim Municipal nesta sexta-feira, dia 26, que a rede de hospitais segue pressionada com a alta demanda por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias, algo que vem acontecendo em outras cidades da região e Estado.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade está em 80% no Hospital Galileo e 100% na Santa Casa. A taxa de ocupação de enfermaria é de: 100% no Galileo e 100% na Santa Casa. De acordo com a prefeitura, a Santa Casa possui 38 leitos de UTI. Destes, 28 são destinados para covid-19, sendo no mínimo 10 para o SUS (Sistema Único de Saúde), chegando a variações de 15 a 17 por dia. Os demais são particulares e planos de saúde.
No início desta semana, a prefeitura informou que abriu seis novos leitos de enfermaria na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que passou a ter 22 vagas. Do total, 10 são para pacientes com suspeita de covid-19. Nesta sexta-feira, cinco deles estavam ocupados com pacientes que apresentavam sintomas do coronavírus.
