A veterinária valinhense Paula Medina, fez uma viagem até Ilhéus (BA), no final de fevereiro, para fazer o primeiro tratamento da região de cinomose em cães com aplicação de células-tronco.
Em entrevista ao Jornal de Valinhos, Paula explicou que a cinomose é uma doença canina altamente contagiosa causada por um vírus e que deixa sequelas neurológicas severas nos animais, como espasmos e redução da mobilidade.
“O processo de aplicação não é como uma receita de bolo e envolve muito estudo, porque cada animal recebe uma quantia de células específica de acordo com seu organismo e suas necessidades. O objetivo é diminuir o efeito dessas sequelas a longo prazo”, relatou.
A veterinária afirmou que durante seus estudos conseguiu aprender, a partir de práticas da acupuntura, o ponto certo das aplicações e com isso seu método ganhou destaque.
“Ir para a Bahia e fazer as primeiras aplicações foi um marco muito importante porque foi uma troca de experiências enorme com os pesquisadores de lá. É uma região muito carente em termos de vacinação canina, algo que para nós aqui é tranquilo”, contou.
CARREIRA
Paula atua na cidade com consultas a domicílio, tem parceria com agropecuárias e planeja montar um hotel para pets. Segundo ela, a faculdade de veterinária sempre foi seu sonho, que precisou ser adiado diversas vezes até ser atingido. “Passei por tudo, mas o pior foram situações que privavam minha liberdade. Com muito custo, ao me mudar para Valinhos em 2006, consegui me formar com o auxílio da minha irmã, libertar minhas correntes e fazer a diferença na área”, concluiu.
