O homem que estava alterado e causou uma série de confusões no centro de Valinhos na manhã desta sexta-feira, dia 13, inclusive ameaçando atear fogo em um carro-forte, passou por atendimento médico depois ter sido detido pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos.
Segundo informações da prefeitura de Valinhos, o homem subiu no carro-forte que estava estacionado na Rua Eugênio Franceschini e resistiu à solicitação dos guardas municipais para desistir da confusão. Contudo, ele não atendeu a ordem e teve que ser contido.
Ainda de acordo com a GCM, o homem teria saído em estado alterado de um bar próximo do local do ocorrido.
Depois de ser levado para Delegacia de Polícia Civil para elaboração do Boletim de Ocorrência, a GCM conduziu o homem para receber os cuidados médicos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
A reportagem do Jornal de Valinhos procurou mais informações junto à prefeitura para saber se o homem já passa por atendimento psiquiátrico na rede pública, mas não obteve a informação.
Contudo, o caso ocorrido serve de alerta para que, em casos de possíveis distúrbios de comportamento, a pessoa ou a família procure orientação especializada.
Em Valinhos, os canais de ajuda na rede pública, após atendimento primário, são o CAPS II Esperança (Centro de Atendimento Psicossocial – telefones 3829-2524 e 3849-1335), CAPS Infantil (telefones 3829-3457 e 3849-4623) e CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas – telefones 3829-2073 e 3871-8269).
