A taxa de positividade de testes para confirmação de dengue realizados na rede particular de saúde em Valinhos apresenta alta em comparação ao quadrimestre de 2021 e 2022. Segundo informações do Laboratório de Análise DMS Burnier, enviadas à equipe do Jornal de Valinhos, nesta quinta-feira, dia 19, o aumento foi de 10% entre o mesmo período do ano passado e este ano.
De acordo ainda com o DMS aumentou também a procura por testes. Em 2021, o laboratório realizou 141 exames e neste ano já foram testadas 333 pessoas com suspeitas de dengue.
Segundo o biomédico e coordenador de microbiologia e biossegurança do DMS, Alexandre Veronez, o aumento ocorre por três motivos distintos. “No ano passado, as pessoas estavam isoladas em casa e havia menos movimentação e descarte de objetos, que acumulam água, em espaços públicos”, explicou o biomédico, ao complementar que no final de 2021 e início de 2022, houve um volume muito grande de chuvas, o que favoreceu a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti. Por último, ele destacou que normalmente os órgãos de vigilância sanitária fazem as projeções para a dengue antes que o ano se inicie. “No entanto, com a alta de casos devido à variante Omicron, junto ao surto de h3n2, esses estudos e planejamentos podem ter sido atravessados e prejudicados, justamente, por essas outras demandas mais urgentes naquele momento”, comentou.
