Desde a adesão de Valinhos, por meio da prefeitura, ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), em setembro do ano passado, 21.230 procedimentos de saúde já foram realizados aos usuários da rede municipal até esta terça-feira, dia 5. Segundo a prefeitura, foram investidos até o momento mais de R$ 5 milhões, principalmente para atender a demanda reprimida de atendimentos oftalmológicos e realização de ultrassom.
“Aderimos ao Cismetro pensando, justamente, em atender as necessidades da população e aqueles que aguardavam por consultas e exames. É um investimento importante e que já traz bons resultados para Valinhos, sempre pensando no paciente em primeiro lugar”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara (PSD).
No período de setembro de 2021 a maio de 2022, foram realizados 9.484 exames oftalmológicos, por meio de vários em mutirões promovidos pela prefeitura aos finais de semana. Em relação aos ultrassons, foram realizados 5.396 exames neste período.
Além disso, pelo Cismetro, foi possível a contratação de plantões médicos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). De acordo com a prefeitura, recentemente, inclusive, foi realizada a substituição da empresa de pediatria que atuava na Upinha (Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico), devido a descumprimento de plantões.
